Apartamento à venda com parcelas em CUB? Entenda de uma vez o que isso significa!

O CUB (Custo Unitário Básico), tem seu valor calculado mensalmente pelos sindicatos da construção civil e tem como objetivo representar a variação de custo global de obra, na prática podemos quase entender como a “inflação da construção”.

Entre outros fatores, a definição do valor do CUB de cada mês leva em consideração a variação de preço dos materiais, mão-de-obra, despesas administrativas e equipamentos do setor da construção, nos termos que define a Lei de Incorporação.

É importante que se diga que este índice não vai indicar o valor exato de custo de uma obra, pois cada edificação tem suas especificidades que começam desde a variação do preço do terreno, da negociação deste, da forma de aquisição dos materiais, do tipo de mão de obra necessária e contratada, etc, enfim, uma série de variáveis que são específicas para cada construtora e edificação.

Assim, para que um construtor tenha de fato o orçamento de determinada edificação, deve solicitar esse estudo a um profissional orçamentista bem treinado e preparado para tal. O CUB, neste caso, serve apenas para uma referência.

No que diz respeito a um apartamento à venda, ou casa à venda, especialmente quando forem imóveis na planta, é muito comum que tenham como índice de reajuste do valor o CUB. Esse critério é comum na venda de imóveis em Timbó, Balneário Camboriú e litoral, por exemplo.

Daí porque, para o comprador, além de saber de todos os custos que poderá ter além do preço, na compra do imóvel, faz-se necessário também estar ciente do índice de reajuste aplicado no contrato, pois influenciará diretamente no custo da unidade adquirida. A compreensão do CUB, bem como de outros índices de reajustes, cairia muito bem no tema referente aos cuidados fundamentais para ter antes de negociar um imóvel.

Assim, se você está comprando um imóvel e perceber que parte do valor será reajustado pelo CUB, entender o que isso representa é importante para você planejar a forma de pagamento do seu débito. Pesquise bem um histórico de variação de valores, para ter uma noção da variação que o preço de compra pode apresentar no futuro.

Importante: Esteja sempre ciente que as variações passadas são apenas referenciais e que a variação futura é incerta pois dependerá de fatores inflacionários do setor da construção e é influenciado especialmente, como a maioria dos índices, pela política econômica do país.

Comprar uma casa ou apartamento em Timbó, Balneário, Camboriú, Piçarras ou Penha é uma boa opção de investimento, contudo, é sempre importante compreender todos os detalhes da negociação para não ser pego de surpresa.

Ficou um pouco mais fácil de entender agora? Se você ficou com alguma dúvida, quer entender melhor o que isso representa, quando que é legalmente possível ajustar um contrato em CUB, é só perguntar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: