Cuidados fundamentais para permutar o seu terreno.

A publicação sobre “Terreno parado? Como aumentar seu patrimônio em 5 anos em até 40%”, deixa claro como pequenas atitudes mudam nossa vida financeira de forma drástica.

Contudo, se você tem um terreno em Timbó ou um terreno em Balneário Camboriú para permuta, entender e atender o que a construtora precisa é fundamental. Não adianta você querer “empurrar” seu imóvel para “ganhar” um apartamento, se isso não for viável para quem for construir.

Essas são regras básicas de negociação (ganha-ganha) e portanto valem para negociar seu terreno à venda em Timbó ou se você tiver um terreno à venda em Balneário Camboriú, Penha, Piçarras ou Barra Velha.

Assim, antes de qualquer coisa, procure deixar a documentação do imóvel em dia. Informe-se se há restrições ambientais como área de reserva ou preservação permanente, derivada de córregos, nascentes, rios ou mesmo de vegetação nativa, por exemplo.

Informe-se com um corretor de imóveis ou arquiteto o que é possível construir sobre seu imóvel pois isso vai dar uma noção do que você pode solicitar como troca com a construtora. Quanto maior o prédio a ser construído, mais você tem direito de exigir em permuta do construtor.

A partir daí, apresente a possibilidade a um construtor ou corretor, argumentando seus diferenciais que possam convencer a outra parte de que o negócio é viável.

Nessa etapa, é importante você estar informado também sobre a construtora a iniciar uma negociação.

Você conhece o histórico da construtora? Já visitou obras entregues (procure por casas ou apartamentos em Timbó ou Balneário Camboriú, por exemplo, que a construtora edificou), informações sobre cumprimento de prazos de entrega, qualidade dos acabamentos e pós-venda? E o essencial, o que você sabe sobre a capacidade financeira do construtor?

Nessa etapa, entrar em contato com imobiliárias em Timbó ou imobiliárias em Balneário Camboriú (procure a cidade onde a construtora atua) pode te fornecer dados extremamente relevantes.

É fundamental também que você tenha conhecimento sobre o preço do seu terreno e do apartamento que você irá receber. Só assim você saberá se a troca é justa. Não esqueça que você está entregando um bem existente (terreno) para receber um bem futuro (apartamento ou sala) e esse risco e espera em receber o bem, normalmente é recompensado na transação.

Visto tudo isso, a parte documental é o que vai garantir a segurança do negócio, pois, o tipo de contrato e a escritura que envolvem esse negócio podem ser bem específicos, exigindo maior experiência e conhecimento técnico dos profissionais envolvidos na sua elaboração.

Uma ferramenta (nem tão comum), mas que normalmente oferece garantias e segurança indicada ao proprietário do terreno, é o Contrato de Promessa de Permuta, que antecede a Escritura Pública de Promessa de Permuta. Eu não abriria mão de um instrumento contratual para conferir garantias e servir de pré acordo para transferência de propriedade neste tipo de transação.

Não seja negligente em relação a este item. Históricos de pessoas que perderam seus bens ou experimentaram graves prejuízos em virtude de negociações mal contratadas infelizmente são muito comuns. Cuidados antes de negociar um imóvel são sempre fundamentais.

Lembre-se sempre que: A negociação imobiliária tem o poder de fazer você perder patrimônio ou multiplicá-lo. Por isso, sempre consulte um advogado, um corretor e um contador da sua confiança para auxiliar você.

Se tiver alguma dúvida, sobre imóveis, já sabe, é só perguntar. Caso tenha interesse em disponibilizar seu imóvel para permuta, basta preencher o formulário com os seus dados ou entrar em contato conosco. Estamos à sua disposição!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: